Sábado, 11 Novembro 2017 Lançada, em Silvânia, segunda etapa da Vacinação contra Febre Aftosa em Goiás

Fotos: ASCOM Prefeitura Fotos: ASCOM Prefeitura

Foi aberta neste sábado (11) a segunda etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa em Goiás. O evento aconteceu em Silvânia no Centro Comunitário do Bairro São Sebastião e reuniu autoridades e pecuaristas para o início da imunização do rebanho, que deve seguir até o dia 30.

No evento que foi uma realização do Governo de Goiás, através da Secretaria de Desenvolvimento (SED), da Agência de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e a Agência de Inovação Rural (Emater) em parceria com a Prefeitura de Silvânia, foi dada a largada para a vacinação de mais 11 milhões de cabeças de gado em todo o Estado, Goiás possui o terceiro maior rebanho do país.

Segundo José Manoel Caixeta Haun, presidente da Agrodefesa. “A vacina tem credibilidade no mercado e mostra que o produto é seguro. Estamos caminhando para extinguir a vacinação em Goiás, hoje o risco do foco de febre aftosa é praticamente zero”, disse. Ele ainda alertou que a vacinação é obrigatória para animais com até dois anos de idade.

Ainda durante o evento, os produtores da agricultura familiar, que não possuíam inscrição estadual, foram cadastrados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), visando a regularização cadastral. Ação que para o prefeito Zé Faleiro é fundamental para o desenvolvimento do produtor. “Nós precisamos dar condição para que o pequeno produtor se fixe em sua propriedade, gerando renda e se desenvolvendo com o trabalho no campo”, enfatizou.

Zé Faleiro também falou sobre a cultura econômica da região, que é movimentada principalmente pela agricultura e a pecuária. “Silvânia é um município que possui uma população rural bastante acentuada, por isso, desde 2013 caminhamos para a ampliação dos serviços ao agricultor familiar. Incentivar novas técnicas, auxiliar no manejo de novas culturas e colaborar para a formação e capacitação destes trabalhadores, tendo em vista o fortalecimento destas atividades”, encerrou o prefeito.

Ao fim da solenidade, o produtor Manoel Bendito, da região rural do Assentamento, recebeu as primeiras doses da vacina, para aplicação em seu rebanho, as autoridades também visitaram a Chácara São Sebastião, de propriedade do Sr. Valter Rosa, onde foi realizada a primeira aplicação. Ainda foi sorteada uma novilha, para aqueles produtores que formalizaram seus cadastros, Cedilo Braga Gomes, da Fazenda Engenho Velho foi o vencedor.

Estiveram no evento; o Superintendente Federal da Agricultura em Goiás, José Eduardo França; os presidentes; da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Tasso Jayme; do Sindicato Rural de Silvânia, Manoel Caixeta; da Cooperativa Agropecuária Mista dos Produtores Rurais de Silvânia (Coopersil), Jovane Batista; Delegado Regional da Sefaz, Ricardo Batista; o Deputado Federal, Roberto Balestra; os Deputados Estaduais, Virmondes Cruvinel e Jean Carlo; os prefeitos de; Gameleira de Goiás, Wilson Tavares; Vianópolis, Issy Quinan; Leopoldo de Bulhões, Alécio Mendes; Bonfinópolis, Kelton Pinheiro; Abadiânia, José Diniz; Bela Vista, Nárcia Kelly; São Miguel do Passa Quatro, Márcio Cecílio; os vereadores de Silvânia; Tatiane Duarte; Leonor Ribeiro Vítor; Luiz Gonzaga e Alessandra Maciel.

Veja todas as fotos do evento.