Quarta, 22 Março 2017 Concerto Medieval movimenta estação ferroviária e comemora 80 anos do Iphan

Fotos: ASCOM Prefeitura Fotos: ASCOM Prefeitura

No dia 19 de março o grupo Uccelli apresentou em Silvânia o concerto “Montserrat nos Trilhos de Goiás”, uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, pelas comemorações de seus 80 anos. O evento aconteceu na Estação Ferroviária e trouxe um repertório medieval e renascentista.

O objetivo do projeto é percorrer estações da antiga estrada de ferro, que foram revitalizadas pelo instituto. “Veja o quanto essa noite é rica, uma apresentação com toda essa qualidade e nesse espaço histórico que é nossa estação. Parabéns ao Iphan pelos 80 anos e obrigado por ter nos devolvido, lá em 2013, esse espaço maravilhoso”, ressaltou o prefeito Zé Faleiro, que acompanhou a apresentação.

Segundo o grupo, que surgiu em 2013, com o objetivo de unir o conhecimento teórico às práticas musicais, o contexto de preservação histórica, une ao modelo de apresentação do grupo, colocando as estações como palco e utilizando a combinação de voz, viola de roda, flautas, rabecas, espineta e percussão.

Para o secretário de Cultura, Valdir Rosa a apresentação é o primeiro de uma série de eventos que a secretaria pretende desenvolver na estação, como forma de movimentá-la culturalmente.