Sábado, 28 Abril 2018 Floresta Nacional de Silvânia inaugura circuito de trilhas de ciclismo

Fotos: ASCOM Prefeitura Fotos: ASCOM Prefeitura

A parceria da prefeitura de Silvânia, através da Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), resultou na inauguração de 14km de trilhas cicláveis na Floresta Nacional de Silvânia (Flona). O evento aconteceu neste sábado (28).

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e o grupo de ciclistas “Amigos da Flona”, também foram parceiros na ação.

“Nós pensamos nesta trilha como uma forma de promover este espaço, valorizar a prática esportiva e explorar cada vez mais o potencial turístico do nosso município”, pontuou o prefeito Zé Faleiro, destacando a utilização da Flona e as parcerias realizadas em torno do projeto.

O coordenador geral do uso público do ICMBio, Pedro Menezes, parabenizou pela iniciativa e falou sobre a necessidade de promover ações que levem as pessoas até a floresta nacional. “Eu quero reforçar que este é um local de todos nós. O serviço público, independente da esfera, é uma ação para todos, sem restrições”, disse.

As ações de estruturação do uso público do parque têm como objetivo consolidar a unidade como ponto turístico de Silvânia, fomentando a utilização popular e o comércio local, considerando a importância ambiental da Flona, disseminando ações de conservação e atividades de lazer.

“Estamos numa área de cerrado preservado onde as pessoas estão próximas da natureza, nossas dependências possui área de lazer, trilhas sinalizadas, para bicicletas ou a pé que somam mais de 14 km e uma ampla estrutura para receber os visitantes” reforçou o chefe da Flona, Renato Miranda.

A unidade de conservação possui vigilância 24h para receber visitantes e fica à 7km da cidade. O evento de inauguração das trilhas contou com a participação de mais de 300 ciclistas de diversas cidades da região.

Veja todas as fotos do evento.