Terça, 25 Setembro 2018 Mais de seis mil animais são vacinados durante campanha antirrábica em Silvânia

Foto: ASCOM Prefeitura Foto: ASCOM Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta segunda (24) os números da campanha de vacinação contra a raiva animal, até o último sábado (22), que foi o Dia ‘D” da ação. Em todo município foram 6.829 cães e gatos imunizados em todo município.

Segundo a SMS, o número é superior aos vacinados no mesmo período de 2017, mas não representa a meta projetada pela pasta, por isso a campanha segue até o dia 31 de outubro.

No sábado, seis Estratégias de Saúde da Família (ESF) trabalharam entre 8h e 17h, para a vacinação. “Este, além de ser um carinho com o animal de estimação, é um cuidado com a saúde da nossa comunidade”, alertou o prefeito Zé Faleiro durante visita em um dos postos de vacinação.

A raiva é uma doença transmissível, pelo contágio direto, (mordida, arranhões ou lambedura) de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. Conscientizar a comunidade é importante para o controle da doença.

Cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a dose da vacina. A campanha é anual, e uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da raiva. Os interessados ainda podem procurar o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SMS.