Quarta, 26 Setembro 2018 Saúde utiliza tecnologia para se aproximar da comunidade e tornar gestão mais eficiente

Fotos: ASCOM Prefeitura Fotos: ASCOM Prefeitura

Foi apresentada nesta quarta (26), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a nova divisão para cobertura do município pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Uma comissão analisou e estabeleceu seis regiões e 22 áreas para atendimento domiciliar dos agentes.

“Os agentes de saúde exercem um trabalho fundamental para saúde da população. Eles lidam diretamente com as pessoas, em suas casas”, disse o prefeito Zé Faleiro, no início da reunião.

Cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) será responsável pelos trabalhos na sua região, que por sua vez, são compostas por áreas de atuação. “Esse estudo foi feito com a participação de diversos grupos, que entenderam cada localidade, viram suas necessidades e detectaram a melhor maneira de dividir a cobertura”, explicou o secretário de Saúde, André Calaça.

A nova divisão dos serviços é uma das ações que a SMS está implantando através das estratégias e dos agentes de saúde. No próximo mês os profissionais passarão a trabalhar com um sistema online de cadastramento da população no meio urbano e rural.

Os ACS receberão tablets para os trabalhos em campo, as informações serão encaminhadas para um banco de dados que interligará os atendimentos de todas as unidades. “A informatização dos agentes é um passo importante para o monitoramento e para mostrar o trabalho que precisa ser desenvolvido”, atestou o prefeito Zé Faleiro.

Segundo André as medidas visam a eficiência dos atendimentos, o monitoramento dos pacientes e a ampliação dos serviços. Ele reforça que todas as unidades de saúde já possuem telefones para agendamento de consultas, para diminuir as filas. “Hoje a pessoa pode ligar e saber se o atendimento que ela precisa está sendo realizado naquele dia”.